DA FUNDAÇÃO, DENOMINAÇÃO, SEDE E FINS
A Associação dos Engenheiros de Araguari com sigla AEA, é uma sociedade civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, e foi fundada em 24 de junho de 1980, sua sede social encontra-se na Avenida Coronel Teodolino Pereira de Araújo, nº 1.273, sala 103, CEP 38.440-062, no centro do município de Araguari, no estado de Minas Gerais.
A história da AEA - Associação dos Engenheiros de Araguari
De encontros e conversações no cotidiano de trabalho de engenheiros, arquitetos e agrônomos, fortaleceu-se a ideia de criar a Associação da categoria, que se formalizou em 24 de junho de 1980, quando se deu a aprovação final de seu Estatuto e eleição de sua primeira Diretoria, com incentivo e participação de muitos colaboradores, lembrando-se, por exemplo, a doação do primeiro Livro de Atas pelo empresário José Ricardo Vilela, cujo Termo de Abertura foi da lavra do engenheiro Luiz Fernando Santos, inaugurando a história desta Associação, que rompeu décadas, chegando à posição de grande destaque em Araguari e região, com efetiva interação com as demais Instituições que reúnem engenheiros, agrônomos e técnicos do setor. Ainda sem sede definida, a AEA (Associação dos Engenheiros de Araguari) reuniu-se por longo tempo no auditório da ACIA (Associação Industrial de Araguari). Mais tarde estabeleceu-se à Rua Quinca Mariano, 337, sala 208. Passou à Rua João Peixoto, nº. 185 e, depois, à Av. Tiradentes, nº. 111, sala 12. Atualmente tem sede, na Avenida Coronel Theodolino Pereira de Araújo, nº. 1273, sala 103, em imóvel cedido pelo CREA/MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais).
Esta Associação sempre tratou de temas de interesses da categoria, além de colaborar fortemente para o desenvolvimento da engenharia, arquitetura e agronomia, bem como colaborar com os poderes constituídos, contribuindo, assim, para o progresso e bem estar da população em geral, a par de promover permanente união e integração da classe, com a realização de eventos esportivos, com destaque para campeonatos de futebol (Futsal) e outras atividades de lazer, com festas memoráveis, de confraternização e fortalecimento de vínculos profissionais e de amizades entre os membros da categoria. Desde a sua fundação, o nome desta Associação sofreu algumas mudanças, tendo se iniciado com AEA (Associação dos Engenheiros de Araguari), passou a AEAAA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Araguari), depois AEAATA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos, Agrônomos e Técnicos de Araguari), até que em meados de 2018 retomou o nome inicial de AEA (Associação dos Engenheiros de Araguari).
Nos últimos anos tem se destacado pela realização de grande número de palestras e encontros de estudos e debates acerca de temas técnico profissionais, propiciando permanente atualização tecnológica e científica de seus membros. Registra-se ainda a participação de muitos de seus associados em encontros, congressos e seminários nacionais da categoria, através da integração e efetiva participação da AEA nas atividades do CREA/MG. Após longo trabalho de regularização jurídica, administrativa e contábil, com efetivo fortalecimento da entidade, esta Associação alcançou efetiva integração de seus profissionais de engenharia e agronomia com os órgãos reguladores e representativos da categoria, abrindo oportunidade para permanente interação com engenheiros, arquitetos e técnicos de todo o Estado. Destaca-se convênio firmado com o CREA/MG, que garante o repasse à AEA de parte dos recolhimentos feitos através das ART’s (em que se anotam o Código da Associação de Araguari, qual seja 413), dando suporte à Associação nos seus trabalhos em favor dos profissionais do setor e da engenharia em geral. Engenheiros de Araguari foram acolhidos como membros conselheiros do CREA/MG, Diretores do SENGE/MG (Sindicato dos Engenheiros de Minas Gerais), além da nomeação de vários profissionais locais para ocupar a inspetoria local do CREA/MG. Destaca-se a instalação de Inspetoria do CREA/MG em Araguari, com jurisdição sobre os municípios de Araguari, Monte Carmelo, Abadia dos Dourados, Estrela do Sul, Romaria, Indianópolis, Cascalho Rico e Grupiara, consolidando forte trabalho de apoio à categoria em Araguari e região. Um dos fatos mais relevantes na história desta Associação foi a eleição da primeira e única mulher a presidir a entidade, a arquiteta Silvana Vallinoto de Moraes (já falecida), a quem coube dirigir a Associação no período 2002-2003. Nos seus 36 anos de existência, não faltaram profissionais que se dedicaram com maestria e força de vontade para que esta Associação sempre caminhasse com passos largos, sempre visando alcançar sucesso e trilhar caminhos de certezas e objetividade.
Desde a sua criação foram seus Presidentes:
Engenheiro Civil Antônio de Pádua Teixeira (1980-1982) (1996-1998);
Engenheiro Civil Marcelo Cury (1982-1984);
Engenheiro Civil Sebastião Carlos Mendes (1984-1985);
Engenheiro Civil Artur Rodrigues Neto (1985-1986);
Arquiteto Rogério Duarte (1986-1987) (2001-2002);
Engenheiro João Alberto Alves (1987-1988);
Engenheiro Civil Ismael Figueiredo Dias da Costa Cunha (1989-1990);
Engenheiro Civil Paulo César Sales (1990-1991);
Arquiteto Clóvis Scherner (1993-1996);
Engenheiro Civil Edson Sérgio Martins (1998-2001);
Arquiteta Silvana Vallinoto Moreira (2002-2003);
Engenheiro Civil João Gabriel Neto (2004-2005);
Engenheiro Agrônomo Milton Alves Moreira (2006-2008);
Engenheiro Civil João Marques Póvoa Júnior que é o atual Presidente, desde o ano de 2008.
Sob a liderança do Engenheiro Civil João Marques Póvoa Júnior, a AEA mantém-se firme e atuante na defesa dos direitos e interesses de seus associados, bem como no desenvolvimento da engenharia em geral, em Araguari e região, mantendo perfeita integração com o CREA/MG e outras entidades representativas do setor.
Artur, Edson, Sheila, Milton, João Gabriel, João Póvoa, Hercules,
José Rafael, Luis Fernando, José Euripedes, Carlos Ernani e Osmar Paulino
Conheça a função de cada membros integrante da Gestão 2017/2019:
(Clique para conhecer os membros)
(Clique para conhecer os membros)
Apresentação Institucional:
Clique no ícone e conheça nossa apresentação institucional.